» Diário oficial

» Últimas atualizações

ver mais...

O Município

Ijaci, uma cidade de grandes belezas

A região que compreende o município de Ijaci foi primeiramente habitada pela tribo indígena tupi-guarani. Na primeira metade do século XVIII, os bandeirantes desbravavam a região dos Sertões das Lavras do Funil, localizada nos vales do Rio Grande. O povoado que se constituiu foi fundado oficialmente como Distrito de Lavras em 1891, com o nome de Conceição do Rio Grande. No ano de 1923 o nome foi modificado para Ijaci – que significa em tupi-guarani Rio da Lua ou Mãe dos Frutos, e, em 1962 ocorreu a emancipação.

 

No dia 11 de janeiro de 1963 o então Governador do Estado, José de Magalhães Pinto, através do Decreto 6839, fixa a data de 1º de março de 1963 como o “Dia da cidade”.

 

O município conta com uma população de 5.859 habitantes, de acordo com o Censo IBGE de 2010, de contínuo crescimento em razão da atividade extrativista minerária e outras geradas pelo entorno do Lago do Funil. Cidade acolhedora com infraestrutura de Chalés e Pousadas confortáveis, oferecendo pratos especiais da deliciosa comida mineira. Vale destacar, que o início da operação da Usina de Aproveitamento Hidrelétrico do Funil, na bacia do Rio Grande, em 2002, beneficiou o município com a formação de praias, se tornando um atrativo para quem aprecia o turismo náutico. Além do Lago do Funil, Ijaci possui ainda atrativos ecológicos e culturais.